domingo, 18 de novembro de 2012

Cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva a partir de segunda, 19



Cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva a partir de segunda, 19. (Foto: Ascom/SES)
A campanha de vacinação contra a raiva tem início na segunda-feira, 19, nos 75 municípios sergipanos. A meta é vacinar 251 mil cães e 78 mil gatos em todo estado.
Na campanha, que segue até a sexta-feira, 21 de dezembro, todos os cães e gatos devem ser levados aos locais de vacinação. “Só não devem ser vacinados os animais menores de três meses, gestantes e os que estejam muito doentes”, esclareceu Monique Santana, coordenadora do programa da Raiva da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Os animais devem receber a vacina da raiva uma vez por ano. “Caso o dono não leve o animal para receber a dose da vacina no período da campanha, ele deve procurar a Vigilância Epidemiológica do município o quanto antes”, disse Monique Santana.
Campanha nos municípios
Cada município vai decidir os locais e o “Dia D” da vacinação. “Este ano os municípios deverãoregistrar os números de doses aplicadas no sistema do Programa Nacional de Imunização e entregar um relatório para a Vigilância Epidemiológica Estadual”, orientou a coordenadora.
Números da raiva
Em Sergipe, o último registro de raiva humana foi feito em 2005. Após contrair a raiva, uma criança de cinco anos foi a óbito. Em 2009 foi registrado caso de raiva em um cão no município de Japoatã e, em 2010, em um gato no município de Porto da Folha.
“Contamos com o apoio da população para levar seus animais para vacinar e com a dedicação dos profissionais de saúde durante a campanha. Desta forma, incentivando a prevenção, vamos manter os baixos índices da doença em Sergipe”, finalizou Silvio Santos, secretário estadual da Saúde.
Agência Sergipe de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário